Como a Inteligência Artificial está a transformar o papel do CFO e a redefinir o futuro da gestão financeira das empresas

Decorreu ontem no Porto o encontro Finance & Spend Enterprise Performance Management, organizado em parceria entre a Stratesys, MSG Global e a SAP, onde se debateu a crescente importância da Inteligência Artificial (IA) Generativa para o futuro das organizações, com especial foco nos departamentos de finanças e planeamento estratégico.

A figura do diretor financeiro (CFO) está a evoluir rapidamente, impulsionada pelo surgimento de tecnologias como a inteligência artificial e os sistemas avançados de planeamento. Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) surgiu como uma força transformadora em várias áreas empresariais. O papel do CFO (Chief Financial Officer), em especial, tem passado por uma mudança significativa. Antes focado principalmente na gestão de custos e análise de relatórios financeiros, o CFO moderno está agora no centro das estratégias de inovação, impulsionadas pela IA.

Foi isso que partilharam vários participantes responsáveis no evento organizado, que reuniu profissionais das áreas económico-financeira, tecnológica e de inovação.

Ao longo desta sessão, os participantes puderam conhecer casos de uso reais, demonstrações ao vivo e sessões técnicas sobre como evoluir para um modelo de planeamento empresarial avançado, também conhecido como xP&A (Extended Planning & Analysis).

Esta nova abordagem liga todos os processos de planeamento, financeiros e operacionais, numa única plataforma, favorecendo decisões mais ágeis, baseadas em dados e alinhadas com os objetivos do negócio.

“A IA não vem substituir o CFO, mas sim potenciar as suas capacidades. Estamos a assistir a como o planeamento financeiro se está a tornar uma ferramenta estratégica para antecipar mudanças e maximizar o desempenho empresarial”, afirmou Tiago Lopes Duarte, Partner da Stratesys Portugal.

O encontro mostrou ainda como agentes inteligentes estão a revolucionar o planeamento e a tomada de decisões estratégicas, e como ferramentas como o SAP Analytics Cloud Planning, incluído na plataforma SAP Business Data Cloud, já estão a ajudar a transformar a função financeira, convertendo-a num pilar estratégico para a geração de valor.

Os agentes inteligentes estão a revolucionar a forma como as empresas planeiam e tomam decisões financeiras. Com estas ferramentas, como o SAP Analytics Cloud Planning, os CFOs podem transformar a função financeira num pilar estratégico, verdadeiramente capaz de gerar valor e antecipar oportunidades de crescimento”, afirmou Simón Iglesias, SAP Portugal.

 

 

Esta notícia foi publicada em